Sexo durante a menstruação

26/10/2023 às 15:24:43 (há 1 ano)
Saúde

Tenho certeza que só de ler o título você pode ter torcido o nariz.

Hoje quero bater um papo franco sobre sexo durante o período menstrual e trazeralgumas dicas de como isso pode ser feito com segurança e sem muita sujeira.

 

Crenças e mitos a respeito da menstruação

 

Para começar, existe todo um tabu em relação a menstruarão.

Algumas crenças de origem religiosa reforçam o preconceito e desinformação. Dessa maneira muitas pessoas perdem a oportunidade de
aproveitar o ápice do prazer de algumas mulheres nesse período por puro mito.

Um dos principais mitos sobre a menstruação é de que ela é suja e impura e que ao entrar em contato com o sangue o homem
pode contrair uma grave doença.

Aqui cabe explicar que a menstruação nada mais é que a descamação do endométrio como resposta do corpo por não ter havido
uma gravidez.

O sangue menstrual não vem de uma função de filtragem como urina e fezes por exemplo.

Logo, poderíamos dizer que ele é até mais “limpo” e por isso não existe motivo para ter nojo ou medo de pegar uma grande doença.

Vale ressaltar que quando falamos de ato sexual, o ideal é que todas as relações sexuais sejam protegidas com o uso do preservativo.
Independente de transar durante o período menstrual, o risco de contrair IST’s é alto.

Logo, não é a menstruação em si que irá trazer infecções, mas transar sem proteção aumenta e muito a probabilidade.

 

Aumento no desejo sexual

 

O sexo durante a menstruação pode ser prazeroso e traz uns benefícios.

Algumas mulheres percebem aumento no desejo sexual neste período e acreditam que o sexo nesta época fortalece a conexão com o par.

Existem evidências preliminares de que os hormônios liberados no momento do orgasmo podem diminuir significativamente as cólicas menstruais.

A fantasia de que o sexo nos dias da menstruação é mais sujo que outros tipos e momentos do sexo não é verdade.

Toda atividade sexual é composta por diferentes fluidos e excreções: fluido de excitação (estar “molhada”), ejaculação, suor, eventualmente urina e até matéria fecal (se você está explorando práticas anais).

Ou seja, o sangue menstrual não é uma razão para evitar a penetração, a não ser que não seja de sua preferência.

Cada casal sabe de suas preferências e práticas sexuais, e cabe a mim apenas orientar e trazer dicas que podem ser benéficas na hora do sexo.

Fonte:
https://helloclue.com/pt/artigos/prazer/sexo-durante-a-menstruacao-tudo-o-que-voce
-precisa-saber

 

Risco de gravidez

 

É importante falarmos sobre o risco de gravidez no sexo durante o período menstrual.

Acima falei do uso do preservativo para evitar IST’s, e aqui reforço que ele ajuda também na prevenção de gravidez indesejada pois, sim, é possível engravidar durante esse período.

A janela fértil depende de vários fatores fisiológicos e contextuais, então caso esteja tendo relações sem proteção de algum método de barreira como preservativo ou até mesmo métodos anticoncepcionais é possível sim engravidar.

Algumas pesquisas mostram que a probabilidade de estar nos dias férteis nos primeiros dias da menstruação é próximo de zero, mas essa probabilidade aumenta no quarto dia de menstruação, cerca de 2%.

Pessoas com o ciclo menstrual irregular tem mais chances justamente pela dificuldade em monitorar os dias de fertilidade.

 

Sexo no chuveiro

 

Mas falando da bagunça que pode acontecer ao transar no período menstrual, aqui vão dicas valiosas para você aproveitar o máximo desse período.

De preferência para o sexo no chuveiro, pois a água ajuda a limpar a “lambança” sem sujar lençóis e roupas.

Ainda assim é importante o uso do lubrificante pois a água afeta a lubrificação da vagina e do preservativo, se for o caso.

Dê preferência para os lubrificantes resistentes à água neste caso.

 

Coletor menstrual

 

Atualmente temos a nosso favor duas maravilhas que contribuem para um sexo limpinho e sequinho.

Primeiro quero falar sobre o coletor menstrual. O copinho das deusas que é inserido na vagina, retém todo o sangue dentro dele mantendo a mulher sequinha o tempo todo.

Ao usar o coletor menstrual, não é recomendado o sexo com penetração, pois pode incomodar, uma vez que ele fica acoplado com vácuo dentro da vagina próximo ao colo do útero.

Aqui está a oportunidade de receber um maravilhoso sexo oral com foco no clitóris que como vocês sabem, é o nosso melhor amigo quando falamos de prazer nos genitais.

Dessa forma é prazer garantido sem lambança.

 

Disco menstrual

 

Para os casais que não abrem mão da penetração, nem tudo está perdido, pois podemos contar com a tecnologia de algo simples a nosso favor.

Com a função parecida ao do coletor menstrual, hoje podemos contar com o disco menstrual como nossa aliado.

Diferente do coletor, ele não fica acoplado por vácuo.

Ele é inserido também dentro da vagina, porém com o seu formato mais curto e flexível, é possível manter as relações com penetração sem que aja sujeira, pois o disco estará coletando o sangue menstrual evitando que ele escorra pelo canal vaginal mantendo a mulher sequinha e o pênis sem contato com o sangue.

Ele não machuca e na minha opinião é mais fácil de usar do que o próprio coletor que por sinal também amo.

Atualmente no mercado temos diversas marcas e modelos de coletor e de disco menstrual.

Existem os descartáveis que podem ser encontrados também em farmácias, mas a cada dia que passa fica mais fácil encontra-los também em sex shops, afinal são produtos que fazem parte da linha que chamamos de sexual wellness.

 

Considerações finais

 

Aproveitar as vantagens de transar menstruada e os acessórios de modo a proporcionar o sexo mais confortável nesse período pode não ser para todas as mulheres e casais, e está tudo bem.

O fato de algumas pessoas se sentirem bem nesse período para transar, não significa que você tenha que transar.

Na sexualidade vale respeitar seu tempo, seu corpo e seus limites e isso não seria diferente devido a menstruação.

Porém se faz necessário uma discussão honesta sobre a menstruação e os tabus envolvidos quando falamos dela e principalmente das praticas sexuais nesse período.

O importante é se sentir bem e claro, sentir prazer.

Aproveita, se joga e goza!